(11) 3262-0522

Teste Alérgico

Testes alérgicos para alimentos

São exames que pesquisam evidências de sensibilização a um alimento suspeito. São eles o RAST exame realizado no sangue para pesquisar a presença de anticorpos IgE (responsáveis pela alergia). Outro exame é o Teste cutâneo ou Prick teste que é realizado na superfície da pele usando o alérgeno do alimento suspeito.

A leitura do resultado é feita apó 20 minutos. Além destes 2 testes também é possível fazer o teste de contato bateria alimentos, embora não seja tão utilizado pois evidencia mais reações tardias, podemos utilizá-lo na suspeita de colites e proctites por exemplo.

Testes alérgicos para inalantes

Os três gatilhos mais comuns da alergia são os ácaros, pólen de grama e gatos, 9 em cada 10 pessoas com alergias são sensíveis a pelo menos uma delas, para avaliar a sensibilização a estes alérgenos podemos realizar testes alérgicos como o prick test ou teste cutâneo de leitura imediata (realizado na pele) e também a dosagem no soro da IgE específica para alérgenos inalatórios.

Testes de contato

O teste de contato ou teste epicutâneo é o método mais eficiente para confirmar o diagnóstico etiológico da dermatite de contato alérgica. A presença de teste positivo a certa substância, relacionada com a história clínica do paciente, possibilita identificar os materiais que, em contato com a pele do paciente, podem desencadear um quadro eczematoso.

Os testes de contato também podem auxiliar na distinção entre dermatite de contato alérgica e dermatite de contato por irritação primária (ocasionados por substâncias álcalis, ácidas e solventes por exemplo). A clínica possue desde teste de contato padrão até os mais recentes testes como cosméticos, capilar  entre outros.

Testes alérgicos para medicamentos

Vários medicamentos podem provocar reação de hipersensibilidade (alergia), o médico alergologista deverá fazer uma investigação extensa através da anamnese detectando as medicações suspeitas e associando o intervalo do uso da medicação ao aparecimento das manifestações clínicas. Após esta análise será possível direcionar a realização de exames específicos como testes cutâneos, laboratoriais e até mesmo provocação com a própria medicação a ser investigada.

Agende uma avaliação com a nossa equipe médica para saber qual a melhor opção para seu diagnóstico , tratamento e orientação profilática!

Seu nome*
Seu e-mail*
Telefone*
Sintomas
AsmaRiniteSinusiteOtiteAmigdalitesFaringitesLaringitesTosses AlérgicasAlergia ocularAlergia de pele
Descreve o seu problema e outras sintomas:
Preferências de horário
(marque tudo que aplique)
SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSabadoPeriodo de manhãPeriodo de tardeUrgência alta




Convenio/particular*
ConvênioParticular