Início » Exame de Alergia

Exame de Alergia

Se você acha que tem uma alergia, informe o seu alergista sobre os sintomas que você está tendo, quando eles acontecem, com que freqüência eles ocorrem e se algo parece desencadea-los. Seu alergista pode oferecer conselhos e tratamento para alergias leves com uma causa clara.

Se sua alergia for mais grave ou não for óbvio a que você é alérgico, outras opções estão disponíveis.

Os exames de alergia que podem ser realizados estão descritos nesta página.

Teste cutâneo

O teste cutâneo é um dos exames de alergia mais comuns.

Envolve colocar uma gota de líquido no antebraço que contém uma substância à qual você pode ser alérgico. A pele sob a gota é então picada suavemente.

Se você for alérgico à substância, aparecerá uma protuberância vermelha e coceira. A maioria das pessoas acha que o teste cutâneo não é particularmente doloroso, mas pode ser um pouco desconfortável. Também é muito seguro.

Certifique-se de não tomar anti-histamínicos antes do teste, pois eles podem interferir nos resultados.

Exames de sangue

Um exame de sangue de alergia, ou teste de IgE específico, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Esses anticorpos ajudam a determinar se você é alérgico a alguma coisa.

Os resultados do seu exame de sangue, juntamente com seu histórico médico detalhado e um exame físico, também ajudarão seu médico a desenvolver um plano de tratamento personalizado adequado para você. Um exame de sangue também pode ajudar seu médico a descobrir riscos ocultos, como reações alérgicas causadas por reatividade cruzada.

Existem 2 tipos de exames de sangue pelo qual pode ser detectado uma alergia no primeiro tipo testam-se o alérgeno completo que podem identificar desencadeantes alérgicos e ajudar a confirmar uma alergia, e o outro tipo testam-se componentes de alérgenos, ou seja pedacinhos daquele alérgeno que dão a idéia de gravidade, reação cruzada ou se o alérgeno pode ser inativado por altas temperaturas por exemplo.

O método mais utilizado atualmente é o ImmunoCap, embora outros como o RAST e o ELISA também. Uma curiosidade é que o nomenclatura RAST se consagrou como teste de sangue, porém a metodologia mais utilizada é o ImmunoCap, mesmo quando se solicita o RAST pela facilidade e especificidade da técnica.

Teste de contato

Os testes de contato são usados ​​para investigar um tipo de eczema conhecido como dermatite de contato, que pode ser causado pela exposição da pele a um alergênico.

Uma pequena quantidade do alergênico suspeito é adicionada a discos de metal especiais, que são então colados na pele por 48 horas e monitorados quanto a uma reação.

Dieta de eliminação

Se você tem suspeita de alergia alimentar, pode ser aconselhado a evitar comer um determinado alimento para ver se os sintomas melhoram.

Depois de algumas semanas, você pode ser solicitado a comer o alimento novamente para verificar se tem outra reação.

Não tente fazer isso sozinho sem discutir o assunto com um profissional de saúde qualificado.

Entre em contato para agendar uma consulta, usando formulário, telefone (11) 3262-0522 ou whatsapp. Um exame de alergia pode revelar a causa do seu problema.